Computadores do tribunal de Houston (Texas, Estados Unidos) foram afetados por um vírus que compromete o funcionamento do sistemas judicial da cidade. A praga infectou 475 das 16 mil máquinas do tribunal, que rodam o sistema operacional Windows.
O ataque foi registrado na tarde de sexta-feira (6), quando o sistema deixou de funcionar por conta da praga. As operações só devem voltar ao normal na quinta-feira (12), segundo especialistas que cuidam do caso ouvidos pela agência de notícias AP.
A rede de TV ABC divulgou que a praga se espalha via redes P2P, de compartilhamento de arquivos pela internet. Quando infecta uma máquina, o arquivo malicioso tenta automaticamente se espalhar para outras. Além disso, informou o canal, o software cria uma vulnerabilidade no sistema, facilitando a invasão de hackers.
O problema impede, por exemplo, que os juízes façam audiências – os casos estão sendo remarcados, e os envolvidos serão avisados por e-mail sobre as novas datas. Apesar do problema, os cidadãos ainda conseguem pagar multas de trânsito, por exemplo.
Segundo Gwendolyn Goins, porta-voz do tribunal, não há evidência de que esse tenha sido um ataque intencional com foco no tribunal de Houston.
Ataque virtual compromete funcionamento de tribunal em HoustonComputadores do tribunal de Houston (Texas, Estados Unidos) foram afetados por um vírus
Postado por Julio Cesar Webdesigner'Call of duty 4' e 'GTA IV' lideram corrida ao 'Oscar dos games'
Postado por Julio Cesar WebdesignerA Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (Bafta), anunciou nesta terça-feira (10) os indicados à premiação de melhores games de 2008. A cerimônia acontece em Londres (Inglaterra), em 10 de março.
O prêmio, considerado o "Oscar" dos games, seleciona os títulos que mais se destacaram em categorias como "valor artístico", "melhor história" e "jogo do ano". Ao todo, 39 jogos foram indicados na edição 2009.
Indisponivel/Indisponivel
'GTA IV', do protagonista Niko Bellic, concorre em seis categorias no Bafta, o 'Oscar' dos games (Foto: Divulgação)
O jogo de guerra "Call of duty 4", lançado no final de 2007, lidera a lista, com sete indicações: ação e aventura, história e personagens, valor artístico, jogabilidade, multiplayer, uso de áudio e jogo do ano.
O sucesso de vendas "GTA IV", lançado em abril de 2008, recebeu seis indicações: ação e aventura, história e personagens, jogabilidade, uso de áudio, conquista técnica e jogo do ano.
O inovador "LitttleBigPlanet" (PlayStation 3") concorre em cinco categorias. Outros games que receberam indicações importantes foram "Fable II" e "Fallout 3" (RPG), e "Dead space" e "Gears of war 2" (ação).
Como limpar o computador, alvo de duas colunas consecutivas - veja a primeira e a segunda parte - tratou especificamente de desktops, deixando os portáteis de lado.
Muitos leitores pediram por meio da área de comentários que tivéssemos uma coluna exclusiva sobre o tema, então, atendendo aos pedidos hoje irei explicar como manter seu notebook limpo de forma prática e segura.
Os notebooks são mais delicados e exigem mais atenção na hora da limpeza que os desktops. Vou descrever como limpar cada parte do equipamento, que tipo de produto pode ser usado, entre outras dicas.
A limpeza do equipamento, além do caráter higiênico, tem também como finalidade manter o bom desempenho, pois o acumulo de poeira nas saídas de ar do notebook pode gerar um superaquecimento interno, afetando seus componentes.
>>>> Leia sempre o manual
O manual de instruções dos equipamentos geralmente contém uma seção específica para o tema limpeza, dando dicas de como o equipamento deve ser limpo.
>>>> Removendo a bateria
Foto: Fernando Panissi
Na parte inferior do notebook há uma trava de segurança; use-a para remover a bateria. (Foto: Fernando Panissi )
A principal dica é que você deve executar o procedimento de limpeza com o notebook desligado da tomada e com a bateria desconectada do equipamento. Se você nunca retirou a bateria do seu portátil, não se assuste o manual sempre traz uma explicação de como fazê-lo. Entretanto observando a parte inferior do notebook você verá uma trava de segurança, e por meio dela irá conseguir remover a bateria, como mostra a ilustração ao lado.
>>>> Limpando as partes plásticas
Materiais necessários: pano macio e limpo, água
As partes plásticas abrangem todas as áreas externas do equipamento exceto a tela de LCD e o teclado do equipamento. A limpeza deve ser feita com um pano levemente umedecido em água. Não se deve aplicar força na parte de trás do LCD, para não danificá-lo.
>>>> Áreas de ventilação
Materiais necessários: pano macio e limpo, bastonetes de algodão, água
Foto: Fernando Panissi
As saídas de ar do notebook, vista por três ângulos diferentes. Para limpa-las, use um bastonete de algodão. (Foto: Fernando Panissi )
O notebook possui diversas saídas de ar, algumas posicionadas na lateral do equipamento, outras na parte de trás. Estas saídas são as responsáveis por expelir o ar quente gerado pelos dispositivos internos da máquina.
Com o uso dos bastonetes é possível remover as sujeira que ali se acumulam, liberando a passagem do ar. O pano levemente umedecido em água. Deve ser usado em um segundo momento, para remoção da sujeira maiores, que ficam por fora da ventilação.
>>>> Limpeza da tela de LCD
Materiais: Pano macio e limpo, água;
O monitor é a parte mais delicada do equipamento, a primeira coisa que posso dizer é, antes de limpar, evite sujar. Tocar a tela com os dedos à deixa engordurada, e conseqüentemente suja, por isso, deve-se evitar ao máximo tocá-la.
Quando ela estiver suja, usar o pano macio levemente umedecido em água para uma limpeza. Jamais pressione com força o pano sobre a tela, para não danificá-la. Após a limpeza, convém fazer uso de um pano macio e seco para finalizar o trabalho.
>>>> Limpeza do teclado
Materiais: pano macio e limpo, água, bastonetes de algodão, pincel fino e com cerdas macias
Ampliar Foto Foto: Fernando Panissi Foto: Fernando Panissi
Usando um pincel fino é possível limpar o teclado de forma eficiente. (Foto: Fernando Panissi )
Diferentemente de um teclado convencional, não é possível retirar as teclas em um notebook para efetuar a limpeza. Por isto este processo torna-se um pouco mais complexo. Para as teclas, basta usar o pano macio, levemente umedecido para a limpeza. O espaço entre as teclas pode ser "varrido" usando o pincel fino e macio, e a remoção desta sujeira pode ser feita usando os bastonetes de algodão.
Caso você tenha um compressor de ar - mesmo aqueles portáteis - use-o para limpar o teclado, quando feito com prudência, é uma ferramenta importante para expelir as sujeiras que ficam presas abaixo das teclas.
>>>> Em casos extremos
Em casos de sujeira extrema, que a solução com água não esteja resolvendo, recomendo comprar álcool isopropílico e fazer a seguinte mistura: uma medida de álcool para cada duas de água. Utilize essa mistura para a limpeza, mantendo a regra de o pano ficar apenas levemente umedecido.
>>>>> Jamais, jamais e jamais
Jamais use produtos abrasivos ou panos ásperos para limpar o equipamento. Este tipo de produto pode danificar o computador, e produtos abrasivos pode desgastar o plástico dando um aspecto envelhecido e feio, como também pode danificar componentes internos, caso vazem para dentro do PC.
E você leitor, o que tem a dizer sobre este assunto? E sobre outros assuntos ligados a tecnologia e internet? Os comentários estão abertos e é o seu espaço de interação comigo e com os demais leitores. Quinta-feira estarei de volta respondendo as dúvidas aqui deixadas.
Garoto de 9 anos desenvolve aplicativos para iPhone
Lim Ding Wen, de Cingapura, tem nove anos e desenvolve aplicativos para o iPhone, celular multimídia da Apple. O mais recente programa criado por Lim, que está na quarta série, chama-se Doodle Kids e já foi baixado da loja virtual iTunes mais de 4 mil vezes nas últimas duas semanas.
Um vídeo no YouTube, indicado pela publicação “Daily Telegraph”, mostra o garoto explicando como funciona sua criação.
O aplicativo permite que os usuários do iPhone desenhem com os dedos diretamente na tela do aparelho. Para limpar a imagem, basta chacoalhar o celular. “Desenvolvi o programa para as minhas irmãs mais novas, que gostam de desenhar”, disse Lim. Elas têm 3 e 5 anos de idade.
Lim, que se diz familiarizado com seis linguagens de programação, começou a usar computador aos 2 anos de idade. Desde então, já completou cerca de 20 projetos de programação.
O pai do menino, Lim Thye Chean, um vice-presidente de tecnologia de uma empresa local, também faz programas para o iPhone. “Todas as noites checamos as estatísticas enviadas para nós por e-mail pelo iTunes, para vermos quem tem mais downloads”, disse o pai.
O garoto, que diz gostar de ler livros sobre programação, está produzindo outro software para o celular da Apple, um game de ficção científica chamado “Invader Wars”.
